Numbiotas

As “Numbiotas”, no sentido paralelo de uma biota, em Ecologia, são grupos de estudantes que se formam a partir de um interesse comum com o objetivo de desenvolver um projeto aplicado que utilize métodos numéricos como alimentador da proposta, podendo ou não depender de mais de uma área de conhecimento.

A característica diferencial das Numbiotas está na oportunidade que concede aos estudantes para que alinhem a sua formação universitária com as necessidades do mercado e amadureçam os conceitos teóricos que aprendem aplicando-os a situações-problema da melhor maneira possível. Além disso, nas Numbiotas, existe flexibilidade para que os próprios estudantes deem a tônica e o ritmo de execução dos projetos, recebendo, em contrapartida, orientação e mentoria acadêmica de professores especialistas nos campos de atuação relacionados à temática do projeto.

Cada Numbiota possui um líder que coordena o projeto, interage diretamente com cada um dos membro da equipe organizando como as atividades de pesquisa, criação, desenvolvimento, execução e facilitação serão realizadas e atua como pivô de comunicação entre o orientador, o mentor e o representante do setor externo, quando houver. Dessa maneira, um fluxo de comunicação eficiente se estabelece entre as partes interessadas do projeto.

Entenda como tudo isso funciona. Baixe o Manual das Numbiotas.

Diagrama de Interação da Numbiota

 

 

Fluxograma de Processos da Numbiota